Cristina Pedra defende ferramentas de informação para facilitar a vida dos munícipes

A vice-presidente da autarquia do Funchal participou na ‘ Digital Transformation Summit. Durante a sessão do evento no Savoy Palace Hotel, a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinalou as vantagens das ferramentas de informação para resolver os problemas e facilitar a vida dos munícipes. Garantiu que a autarquia aposta em promover uma cultura municipal de gestão mais “simplificada e menos burocrática”, capaz de responder à crescente exigência nos serviços a prestar aos munícipes, bem como, à contínua melhoria da eficiência na gestão dos recursos municipais.

Neste particular, referiu que, a CMF disponibiliza aos cidadãos diversas plataformas digitais, com “excelentes” resultados, apontando exemplos: o funchalalerta.funchal.pt registou 121 mil ocorrências; no funchalapoia.funchal.pt/manuaisescolares  foram apresentadas 4.600 candidaturas e ao nível das bolsas de estudo (100% online) acessível a partir do funchal.pt registou 2.500 candidaturas.

Cristina Pedra demonstrou, desta forma, que tem sido possível assegurar o desenvolvimento e sustentabilidade das plataformas de gestão inteligente, por forma a responder às necessidades dos seus diferentes utilizadores.

Contribuir para a melhoria contínua e inovação dos serviços prestados pelo município, visando a sua constante modernização tecnológica é o “ nosso propósito”.

Neste âmbito, a  vice-presidente da CMF referiu o investimento que está a ser feito no reforço de sistemas de informação que proporcionará um apoio “mais eficiente” à decisão, através do CIGMA – Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma.

Este  projeto que deverá estar operacional até ao final deste ano, em Santa Rita, na freguesia de São Martinho, reunirá num único espaço físico, toda a informação rececionada pelas diversas plataformas e canais municipais, desde o Funchal Alerta, às redes de água, saneamento básico e gestão de tráfego urbano, até aos indicadores de ruído e qualidade do ar, informa a autarquia.

Para já, e no conjunto de operações disponíveis, Cristina Pedra destacou que, em dois anos, o CIGMA registou um aumento de 35% para 80%  das interacções.

O Centro Cultural e de Investigação do Funchal foi outro investimento apontado pela vice-presidente da autarquia do Funchal, tendo abordado a integração do município ao consórcio ‘eGamesLabs’ num projecto em que a autarquia  vai ser beneficiada em quase 5 milhões de euros até 2025, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Trata-se de um espaço com condições favoráveis à inovação e ao empreendedorismo, com vantagens competitivas ao nível das indústrias criativas e projetos culturais; uma nova centralidade que vai trazer maior dinâmica na cidade, além de contribuir para a formação de jovens talentos”, referiu.