Câmara do Funchal sensibiliza alunos dos CEF do “Liceu” para “Despir os preconceitos e Vestir a Inclusão”

 

A Câmara Municipal do Funchal, em articulação com a EAPN Portugal/Rede Anti-Pobreza desenvolveu, esta manhã, na Escola Secundária Jaime Moniz, uma sessão de sensibilização para explorar os temas da igualdade no âmbito da campanha “Despir os preconceitos e Vestir a Inclusão”. A ação foi dirigida a alunos dos cursos CEF e enquadrada nos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento.

A monitora Carla Ferreira abriu a sessão e Sílvia Ferreira conduziu a preleção de sensibilização, explicando o trabalho da EAPN, entidade parceira da CMF, no âmbito do seu Plano Municipal de Cidadania, lembrando a importância da igualdade, dado que “é cada vez mais necessário chegar a todos, contribuir para uma sociedade mais justa e solidária, baseada no respeito pelos direitos humanos”.

Os alunos dos Cursos CEF-Cursos de Educação e Formação participaram nesta sessão, tendo sido informados dos eixos de intervenção da Rede Europeia Anti-Pobreza, a saber, informação e documentação, investigação e projetos e formação (para dar respostas claras de combate à pobreza).

O tema da igualdade mereceu também uma grande atenção por parte da oradora, que apoiou a sua exposição com vídeos dinâmicos e apelativos sobre as desigualdades que ainda marcam a sociedade do nosso tempo.

 

Erradicar as mais diversas formas de pobreza é sempre o objetivo central. É preciso garantir o acesso de todos aos recursos. Será possível alcançar este objetivo até 2030? Mais uma questão para reflexão do auditório.