Riscos de AVC em foco numa palestra no Porto Santo

O director do Centro de Saúde, Dr. Francisco Rodrigues Jardim (Porto Santo), João Rogério Correia, participa na palestra de Comemoração do Dia Mundial do AVC, no dia 22 de Outubro, às 11h30, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, em representação do secretário regional de Saúde e Protecção Civil.

O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardio e cerebrovasculares.

Perante este grave problema de saúde pública, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do AVC, assinalado anualmente a 29 de Outubro, com o intuito de alertar a comunidade que um AVC pode acontecer a qualquer pessoa.

A equipa da Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde pretende comemorar esta efeméride, em parceria com o Grupo de Ajuda Mútua (GAM) da Madeira e Nacional, no dia 22 de Outubro de 2022, realizando no Centro de Congressos do Porto Santo, uma palestra, dirigida à população em geral, aos sobreviventes de AVC locais, cuidadores, amigos e ainda, aos profissionais do centro de saúde do Porto Santo.

Este dia constitui ainda, uma oportunidade para a realização de acções de formação, junto da população no sentido de sensibilizar e informar acerca do AVC, quanto à sua caracterização, o reconhecimento dos sinais de alerta, a forma de atuação perante uma suspeita de AVC, os factores de risco para o aparecimento do AVC e a prevenção primária e secundária.