Deputados do PSD-M mostram apoio a eleições democráticas na Venezuela

O Grupo Parlamentar do PSD manifestou o seu apoio às eleições democráticas na Venezuela, garantindo “fazer tudo o que está ao seu alcance” para que esse objectivo seja cumprido.
O deputado Carlos Fernandes afirmou o compromisso após uma reunião na Assembleia Legislativa da Madeira com uma delegação de incidência exterior para as próximas eleições na Venezuela, que está de visita a Portugal e incluiu a RAM no programa pela importância que tem na comunidade luso-venezuelana naquele país.
A dita delegação é coordenada pelo jornalista Eugénio Martinez, especialista em matéria de eleições, acompanhado por um deputado da Assembleia da República, Ramon Lopez, e membros de quatro associações e organizações que acompanham e fiscalizam as eleições –  Observatorio Electoral de Venezuela, Súmate AC,  Red de Observación Electoral, Asamblea de Educación -, tendo por principal objetivo sensibilizar os governos nacionais, regionais e grupos parlamentares relativamente à situação do próximo ato eleitoral, em 2024.
Carlos Fernandes referiu que uma das principais preocupações da delegação prende-se com as dificuldades no registo eleitoral, o equivalente ao recenseamento, e no registo consular para os venezuelanos que residem em Portugal.
Da parte do Grupo Parlamentar do PSD, salientou, ficou o compromisso de continuar a acompanhar o processo das eleições na Venezuela para que sejam “livres, justas e transparentes”, referindo que esse acompanhamento não é algo que começa agora, já é feito há muitos anos e continuará a ser uma prática.
“Vamos continuar a dar o nosso contributo para que a Venezuela, que é um país irmão, amigo e que nos diz muito, consiga ter o melhor desfecho possível nas próximas eleições de 2024”, declarou.