Albuquerque visita amanhã a Central Hidroeléctrica da Serra de Água

A Empresa de Electricidade da Madeira vai iniciar a obra de remodelação da Central Hidroeléctrica da Madeira, refere um comunicado oficial. O presidente do Governo Regional visitará amanhã a infraestrutura, a partir das 11 horas, de modo a contactar com os trabalhos, que “irão aumentar, em muito, a capacidade de produção de energia da Região”.

A Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) prepara-se para arrancar com a empreitada de “Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água”, depois do contrato com o adjudicatário, num valor global de 15,38 milhões euros e prazo de execução de 18 meses, ter recebido o visto favorável por parte do Tribunal de Contas. Estão agora reunidas as condições para se iniciar no terreno o maior investimento regional do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inserido no projecto de “Aumento da capacidade de produção de energia com base na fonte hídrica”, na categoria da Transição Climática, e que prevê a remodelação integral da central, compreendendo a modernização dos equipamentos elétricos e mecânicos, a substituição da conduta forçada, a adaptação da câmara de carga e a reabilitação do património edificado, refere informação governamental.

O arranque terá três frentes de trabalho, que se desenvolverão na encosta da Encumeada, na freguesia da Serra de Água.

Além da salvaguarda dos aspectos patrimoniais e ambientais, foi aprovado o Plano de Segurança que considera o estabelecimento de alguns condicionamentos aos acessos locais e ao percurso pedonal no Caminho Real da Encumeada, em coordenação com as autoridades competentes, nomeadamente a Câmara Municipal da Ribeira Brava e o Instituto Florestas e Conservação da Natureza.

A Central Hidroelétrica da Serra de Água foi a primeira central hidroeléctrica construída pela Comissão de Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira e foi inaugurada no dia 3 de Maio de 1953, tendo produzido, nos seus quase 70 anos de actividade, cerca de 1000 GWh de energia elétrica de origem renovável.

Esta infraestrutura beneficiará de um aumento da potência instalada de 5,2 MW para cerca de 10,8 MW, conferindo-lhe uma maior capacidade de resposta na regulação do sistema eléctrico e um aumento na eficiência da gestão hídrica, indo ao encontro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com vista a descarbonização da produção de energia elétrica para a década 2020-2030.

O projecto contribuirá para valorizar o incremento do volume de água proporcionado pela redução de perdas de água desde a origem das captações até à Encumeada, através da recuperação do Canal do Norte e da Levada das Rabaças, cujas obras estão contempladas noutra medida do PRR.

Considerando a melhoria da eficiência da nova Central e o incremento da afluência de água, estima-se um acréscimo de produção de electricidade de pelo menos 70%.