CDU dá conta de reivindicações por mais justiça social no Funchal

A CDU disse, num extenso comunicado, que está em preparação mais um Orçamento e Plano da Câmara Municipal do Funchal 2023, documentos estruturais e fundamentais para o próximo ano, e que é importante garantir que neles estejam reflectidas as justas reivindicações das populações.

A deputada municipal da CDU, Herlanda Amado, diz que “não tem existido sensibilidade nem vontade política por parte dos vários executivos camarários, para resolver muitos dos problemas que diariamente enfrentam muitos Funchalenses. Não tem existido um verdadeiro investimento na concretização de projectos fundamentais e estruturais que, a serem concretizados, garantiriam a qualidade de vida e a segurança de quem vive neste Concelho. Os problemas sociais têm-se agravado num momento em que o aumento do custo de vida se faz sentir de forma gravosa, e a falta de respostas da Câmara para resolver a falta de habitação, fazem com que os pedidos de habitação somem mais de três mil famílias a aguardar por uma solução habitacional. As soluções de arrendamento a valores acessíveis também não existem, empurrando muitos para situações dramáticas”.

Quanto a acessibilidades e novos acessos, as as promessas “continuam a aumentar e a ser perpetuada pelos vários executivos”, sem que se vejam acessos em segurança por exemplo no Caminho do Jamboto (Santo António, ou no Lombo da Quinta (São Gonçalo).

“Com este Executivo têm surgido mais problemas relacionados com a mobilidade, devido as obras feitas em simultâneo e sem qualquer planeamento, levando aos congestionamentos diários da Cidade. Como temos vindo a propor, se houvesse uma verdadeira articulação entre a Câmara do Funchal, o Governo Regional e a Horários do Funchal, este problema seria certamente ultrapassado com a construção de estacionamentos nas periferias da cidade, fazendo com que mais pessoas pudessem utilizar os transportes públicos”, denunciou.