Liberais denunciam “esquadras chinesas na Madeira”

A Iniciativa Liberal emitiu um comunicado intitulado “Esquadras Chinesas na Madeira”, no qual refere que a ONG “Safeguard Defenders”, emitiu um documento que pode ser facilmente encontrado no seu sítio, onde revela a extensão de ferramentas de policiamento global feito pela polícia chinesa, que alega combater fraudes globais de telecomunicações e fraudes online.

“Em vez disso, persegue dissidentes políticos e funcionários corruptos foragidos, usando métodos ilegais que burlam os mecanismos oficiais de cooperação internacional, as leis internacionais e a legislação dos diferentes países”, asseguram os liberais. “O regime comunista chinês alega já ter conseguido fazer regressar ao país 230.000 chineses”, acrescentam.

O relatório da ONG afirma que é usada chantagem, “como o privar os filhos dos suspeitos do direito à educação na China e outras acções contra familiares numa campanha de “culpa por associação”.

“Foi criada uma rede de verdadeiras “esquadras” de polícia pelo mundo fora, sempre que possível trabalhando com associações locais chinesas, trabalhando em exclusiva dependência da Frente Unida, órgão do Partido Comunista Chinês encarregue da propaganda no exterior”, denuncia a IL.

“Vem tudo isto a propósito de uma dessas “esquadras” ficar situada na Madeira, conforme mapa em anexo. A dita instalação situa-se na Rua Comandante Camacho de Freitas na Ribeira Brava. Temos entre nós comunistas chineses a pressionar a comunidade desse país que acolhemos? Sabe o Governo Regional algo sobre este assunto?”, questiona Nuno Morna, da comissão coordenadora da IL.