Albuquerque visita amanhã instalações do Centro Comunitário Regional

 

O chefe do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque, visita, amanhã, pelas 11h30, as instalações do Centro Comunitário Regional (CCR), recentemente ampliadas, de modo a potenciar o apoio aos utentes, nomeadamente ao nível da formação.

Localizado em São Lázaro, na Marina do Funchal, o CCR está integrado na Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, visando, em traços gerais, contribuir para o exercício pleno da cidadania, reforçando a capacidade de integração e participação social de todos os cidadãos, em especial dos mais vulneráveis, combatendo o isolamento.

Inaugurado em Junho de 2021, este centro comunitário apoia, presentemente, cerca de 400 utentes, de todas as idades, que participam diariamente em diversas actividades.

Entre essas actividades destacam-se conferências e acções de sensibilização sobre temas de interesse e da actualidade (Cidadania, Consumo, Saúde), destinadas à população em geral, o atendimento social em áreas como o emprego, apoios sociais disponíveis para a população, entre outros e a formação, em regime de voluntariado, em áreas como: Culinária Madeirense, Culinária Dietética, Culinária Italiana, Educação Musical, Teatro, Inglês, Francês, Italiano e Português (destinado aos emigrantes que regressaram da Venezuela), Trabalhos Manuais, Arranjos Florais, Danças de Salão, Danças Livres, Danças de Manutenção, Pilates, Costura, entre outros, refere uma nota governamental.

São ainda organizadas outras actividades diversas, como visitas pedagógicas e culturais, na Madeira, Porto Santo e Continente e promoção de eventos alusivos ao Natal, Dia da Mãe, Carnaval, Dia da Família, Santos Populares, entre outros.

Como forma de desenvolver todas estas actividades, e de potenciar a rede comunitária de apoio aos cidadãos, o CCR tem vindo a estabelecer protocolos e parcerias com diversas instituições da comunidade, numa política de cooperação entre entidades público/privadas e instituições da área da economia social, com o objectivo de promover uma maior consciencialização cívica nos mais variados domínios, com especial enfoque nas áreas da inclusão, apoio social e dinamização comunitária.

O novo espaço, a inaugurar surge na sequência das obras de ampliação do espaço já existente, realizadas pelo Governo Regional, e destina-se essencialmente às acções de formação realizadas pelo CCR aos seus utentes, prossegue a informação do governo.

Em termos gerais, a obra consistiu numa ampliação da área já utilizada, recuperando um espaço anexo, com cerca de 140 metros quadrados. No total, o Centro dispõe agora de cerca 400 metros quadrados.

“Nesta nova área foi realizada a ampliação da sala Multiusos (que passou de 90 para 160 m², permitindo a pluralidade de utilizações), a criação de duas salas de aulas (para actividade de Costura, entre outras) e ainda a criação de uma arrecadação para o material de apoio e formação”, reza o comunicado.

“O CCR contempla ainda uma recepção, a parte inicial da sala multiusos, uma sala de convívio, o gabinete da coordenação do Centro, vestiários com instalações sanitárias e uma pequena copa/cozinha. Foi também colocado um vão de vidro no portão/grade que faz a ligação com o exterior, de modo a poder isolar devidamente o espaço, por exemplo, em situações de condições atmosféricas adversas”, conclui a nota da Presidência do Governo Regional.