CDU insiste no passe gratuito para estudantes até aos 23 anos de idade

A CDU realizou ontem uma acção de contacto com os estudantes da Escola Secundária Jaime Moniz defendendo a gratuitidade do passe para todos os estudantes até aos 23 anos de idade.

Na ocasião, o deputado Ricardo Lume referiu que os custos com a educação têm um peso excessivo nas despesas dos agregados familiares da RAM devido aos custos do transporte escolar e dos passes de estudantes assumidos pelas famílias.

“Uma família que tenha um estudante sem acesso à acção social escolar e que necessite de transporte escolar, por ano, tem de desembolsar entre 202,50€ a 360€, só para a aquisição de um título de transporte, caso não seja necessário um passe combinado para poder utilizar mais que uma companhia de transporte público. Estes são valores que pesam excessivamente nos orçamentos das famílias da nossa Região”, disse.

“A CDU considera que a garantia do direito à Educação passa também por assegurar a mobilidade dos estudantes. Deste modo, consideramos que todos os estudantes que frequentem a escolaridade obrigatória deveriam ter a garantia de acesso a um passe estudante gratuito”, defendem os comunistas.

Em Lisboa, uma tl medida já foi aprovada. “Não somos portugueses de segunda categoria, o Governo Regional também tem de garantir o passe gratuito para todos os estudantes até aos 23 anos de idade”, entende Lume. Por isso, os comunistas vão entregar na ALRAM um Projecto de Resolução para garantir a gratuitidade do transporte escolar e dos passes de estudante para todos os estudantes até aos 23 anos de idade.