Gabinete de Apoio à Família assinala o seu primeiro aniversário

Uma nota da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil refere que o Gabinete de Apoio à Família, como estrutura formalmente constituída,  funciona desde o dia 6 de Setembro de 2021, junto ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, tendo portanto completado um ano de existência.

Constituindo-se como um instrumento de apoio aos familiares na orientação e prestação de informação clínica do utente, este serviço está localizado junto à sala de espera do Serviço de Urgências, com o horário de funcionamento entre as 08h00 e as 24h00, todos os dias.

O Serviço presta apoio aos familiares nas situações de atendimento no Serviço de Urgência e está ainda em articulação com todos os serviços, incluindo Hospital dos Marmeleiros, Hospital João de Almada e Centros de Saúde.

O SESARAM tem apostado na simplificação de procedimentos com vista a facilitar o utente nas diferentes solicitações. O Gabinete de apoio á família assume uma estreita ligação entre o familiar e a equipa clínica do serviço de urgências (médicos e enfermeiros), refere a nota de imprensa.

O gabinete articula a disponibilização de informações de todo o processo de atendimento do utente iniciando-se o processo na triagem, seguindo pela observação clínica, exames, tratamentos, altas e/ou internamento. No intuito de responder às necessidades do utente, é articulado uma ligação com o Serviço de Transporte não urgente de Doentes, nos casos de altas com regresso ao domicílio.

Disponibiliza, por isso, essencialmente serviços de atendimento, acompanhamento e auxilio no preenchimento de documentos consequente ao motivo de admissão no Serviço de Urgências detalhadamente, o formulário da descrição da ocorrência.

Tornando o familiar o centro de acção, o Gabinete de Apoio à Família conta com o apoio da Unidade de Apoio Psicológico Permanente, que auxilia no âmbito da psicologia de emergência a vítimas referenciadas ou seus familiares que manifestem essa necessidade nas situações de crise ou catástrofe.