Trotinetes eléctricas de aluguer: moda também chega ao Funchal

*Com Rui Marote

O repórter fotográfico do FN captou hoje estas imagens das trotinetes eléctricas no Funchal, frente ao Palácio de São Lourenço. A RAM entrou já no roteiro de expansão deste novo veículo de “mobilidade suave”.

É um dos mais práticos e portáveis veículos para deslocação urbana e tem-se multiplicado nas grandes cidades europeias e não só. As trotinetes eléctricas conseguem ser muito práticas para movimentação em distâncias de poucos quilómetros e, para quem as domina, tornam-se rapidamente um acessório prático, facilmente portável e mesmo inseparável. Não são, porém, isentas de riscos na deslocação em meio ao tráfego automóvel e nos passeios (onde em princípio nem deviam circular, legalmente, como as bicicletas) há que usar de cuidado para não causar qualquer perigo aos peões.

Fáceis de manobrar, poupam quilómetros a pé a quem as utiliza, mas têm naturalmente limitações, no que concerne às inclinações que conseguem vencer. São sobretudo utilizadas no centro das cidades e em zonas mais planas.

Super-práticas para uns, “pragas” para outros, são vistas com antipatia por outros, os que também não gostam de ver circular bicicletas em meio ao trânsito automóvel, obrigando a cuidados redobrados e redução de velocidade por parte dos automobilistas.

 

O certo é que já chegaram à Madeira, estão nas nossas lojas à venda e o seu uso, ao que parece, disseminar-se-á cada vez mais através da prática do aluguer, principalmente a turistas.