O regresso do arraial do Loreto

Sílvio Mendes
Situada na freguesia do Arco da Calheta, a paróquia do Loreto é centro de um grande arraial nos dias 7 e 8 de setembro, com a realização da festa em honra de Nossa Senhora do Loreto, a padroeira daquela comunidade.
A pós dois anos de paragem motivada pela pandemia, regressa a grande animação que se iniciará às 12 horas do dia 7 de setembro com a girândola, prosseguindo com o conjunto Os Lordes às 22 horas e com o cantor Álvaro Florença, natural daquela localidade, que atuará a partir das 22h30. Depois haverá fogo de artifício às 23h30, continuando o arraial com o conjunto até às 3 horas da manhã.
Na quinta-feira 8 de setembro a missa da festa principiará às 15horas, após o que decorrerá a procissão. Haverá animação com um grupo de acordeões às 16h30, conjunto Galáxia às 19 horas, banda filarmónica às 21 horas e de novo conjunto das 21h30 à uma hora da manhã.
Era juntamente com o Monte e a Ponta Delgada os três maiores arraiais da Madeira. Todavia com o decorrer dos tempos foi diminuindo o entusiasmo por aquela festa que agora é mais participada por pessoas daquela zona e de freguesias vizinhas e por muitos emigrantes.
A sede daquela paróquia é na respetiva capela, erguida no século XVI sendo uma das mais antigas da zona oeste da Madeira.
No domingo 11 de  setembro a paróquia do Loreto celebrará a festa de Santo Antão com Eucaristia às 17 horas seguidas de procissão. Vai haver animação musical nos dias 10 e 11 concluindo-se assim as principais festas daquela paróquia.