Festa com tradição na Ponta do Pargo

Sílvio Mendes
O cortejo dos tabuleiros que se realiza na freguesia da Ponta do Pargo é um evento único na Madeira e decorre no sábado anterior ao primeiro domingo de Setembro, dia em que ali tem lugar a festa de Santo António.

Nesses tabuleiros ornamentados são transportadas as ofertas constituídas por bolos, garrafas de bebidas e notas e que se dirigem para o adro onde há um bazar. Às 15 horas sai a primeira romagem. O percurso é acompanhado por uma banda filarmónica. No domingo a missa da festa de Santo António começará pelas 16 horas seguida de procissão.

Esta festa tem alguns aspetos que a diferenciam de muitas outras. É em louvor a Santo António, cuja festa litúrgica é assinalada a 13 de Junho, mas que na Ponta do Pargo celebra-se no primeiro domingo de setembro.

O motivo é que esse mês é a época alta da produção agrícola e como as oferendas são constituídas essencialmente por produtos da terra, como trigo, batatas, cenouras, semilhas daí a razão desta festividade decorrer nesta época. Embora sem o grande fulgor de tempos antigos a festa vai ser realizada e assim continua a tradição na Ponta do Pargo.