O Museu de História Natural do Funchal inaugura amanhã uma exposição sobre os ROVs, (Remotely Operated Vehicle, ou Veículo Operado Remotamente). Trata-se de aparelhos usados em pesquisas subaquáticas. A exposição estará patente até final de Dezembro, e intitula-se “À Descoberta dos ROVs”, no âmbito do projecto ROV4ALL, financiado pelo Fundo Azul da Direcção-Geral de Política do Mar (Ministério da Economia e do Mar), tendo como promotor a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI)/Observatório Oceânico da Madeira (OOM), do qual a Câmara Municipal do Funchal/Museu de História Natural do Funchal tem um protocolo de colaboração.
A mostra temporária, organizada pelo Observatório Oceânico da Madeira, propõe-se dar a conhecer os ROVs e integra o projecto de literacia do oceano “ROV4ALL – Construção de robôs submarinos em contexto escolar”, que tem sido desenvolvido durante os últimos dois anos lectivos, em escolas dos Açores, Algarve, Lisboa e Madeira, conforme se explica num comunicado.
O projecto consistiu na criação de kits educativos que foram fornecidos a grupos escolares que com eles construíram os seus próprios ROVs.
Nesta exposição, para além de cartazes com conteúdos informativos sobre estes veículos, também estarão expostos ROVs construídos por alunos de escolas da Madeira.
O projecto ROV4ALL é financiado pelo Fundo Azul da Dirceção-Geral de Política do Mar (Ministério da Economia e do Mar), tem como promotor a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação/Observatório Oceânico da Madeira e como parceiros o Instituto do Mar, o Observatório do Mar dos Açores, o Centro de Ciência Viva de Tavira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Instituto Superior Técnico/Instituto de Sistemas e Robótica, o Instituto para a Qualificação/Escola Profissional Francisco Fernandes e a colaboração da Escola Secundária Francisco Franco.