CMF empenha-se na limpeza dos espaços onde decorrerá o Arraial do Monte

Está a decorrer durante este fim-de-semana a limpeza dos espaços onde decorrerá o tradicional Arraial do Monte. Logo de manhã vários trabalhadores do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal deslocaram-se ao local precisamente para recolher os resíduos, quer os depositados nos contentores, quer os abandonados e lançados para o chão, e para desinfectar pontos de insalubridade, para que todo o espaço  público se mantenha  limpo e sem maus odores, refere a autarquia funchalense.

A CMF afirma que igualmente está a ser prestada toda a atenção e cuidado à limpeza, desinfeção e reposição de consumíveis dos sanitários públicos da CMF, localizados junto à saída dos Carreiros e no Largo da Fonte, que estão abertos ao público.

A CMF informa que haverá  trabalhadores em permanência nos sanitários públicos, a fim de garantir que estejam sempre devidamente higienizados. Para dar resposta à necessidades que vão surgindo e ao afluxo de romeiros, o Município do Funchal fez todos os esforços para colocar sanitários portáteis, o que será uma inovação este ano no arraial do Monte. A zona do Largo das Babosas conta com dez sanitários deste tipo.

No Dia da Festa, ou seja, segunda-feira, o início destas limpezas, no Monte,  estão previstas para as 07:00 e a conclusão para antes do início das celebrações religiosas, que estão marcadas para as 10:30. Após esta  limpeza,  os trabalhos do Departamento de Ambiente e Salubridade da Câmara Municipal do Funchal continuam nos arruamentos à volta, uma vez que também vão ter muito lixo espalhado nas bermas.

Estão convocados para o Monte, para a limpeza urbana, cerca de 29 trabalhadores (20 cantoneiros de limpeza, 6 motoristas, 2 encarregados e 1 chefe de serviços), adianta a edilidade.

Foram já entregues um contentor por barraca e também contentores colectivos de maiores dimensões, colocados estrategicamente.

O Departamento de Ambiente e Salubridade da CMF está empenhado em manter todos o espaço agradável, e devidamente higienizado, dando todas as condições de higiene e salubridade aos romeiros do Arraial do Monte, afirma-se numa nota à comunicação social.