Pedro Fino participou na corrida do Clube Santíssimo Sacramento, em New Bedford

Pedro Fino dedica-se ao atletismo em terras da América. No âmbito da visita a New Bedford onde decorrem as Festas do Santíssimo Sacramento, uma das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional, o governante com a pasta dos Equipamentos e Infraestruturas participou ontem na Corrida do Clube Santíssimo Sacramento, uma prova na qual “teve a possibilidade de interagir com muitos emigrantes que aderiram a esta iniciativa e de conhecer de perto mais uma tradição e costume local, que se faz também através do desporto”.

Pedro Fino participou na corrida com o conselheiro da Madeira para os Estados Unidos da América, Leonel Teixeira, tendo, além do mais, conseguido classificar-se no primeiro lugar na sua categoria (40-49 anos).

“Foi um momento de convívio, de total comunhão com a nossa comunidade, comunidade essa que confere muita importância a este momento desportivo das Festas”, disse Fino, a propósito.

No âmbito destas Festas, Pedro Fino tem mantido contactos informais com várias personalidades, nomeadamente com o Governador do Estado de Massachussets, Charlie Baker, o Mayor da cidade de New Bedford, Jon Mitchell, bem como o deputado estadual, filho de lusodescendentes açorianos, Tony Cabral.

Para o dia de hoje, último dia das Festas, está agendado o momento alto, o Desfile/Parada, que é presenciado por milhares de pessoas vindas dos mais variados pontos.

O clube organizador, o Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, tem como missão apoiar os estudantes e instituições de caridade. Por esse motivo, após o desfile, haverá uma entrega de bolsas de estudo no Campo da Madeira.

As Festas do Santíssimo Sacramento têm uma forte tradição. Aconteceram pela primeira vez em 1915, por iniciativa de quatro emigrantes madeirenses, que deixaram a sua terra natal à procura de uma vida melhor.

“Em acção de graças e em louvor ao Senhor por terem chegado sãos e salvos ao destino que escolheram para começar uma nova vida, depois de uma travessia atribulada pelo Atlântico, que quase fez naufragar o barco onde viajaram, estes emigrantes decidiram organizar em New Bedford a primeira festa do Santíssimo Sacramento, à semelhança do que é feito em muitas localidades da Madeira. A partir daí tornou-se uma tradição, onde a cultura madeirense está sempre em destaque. Desde então tornaram-se numa das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional, juntando todos os anos mais de 100 mil pessoas”, refere o comunicado às Redacções.