Santa Cruz assina contrato de apoio para pequena cirurgia em criança de 3 anos

A Câmara Municipal de Santa Cruz assinou hoje mais um contrato de apoio para a realização  de uma  pequena cirurgia, a qual retirou uma criança de três anos das listas de espera.

Este, diz a CMSC, é um caso  especial, por estar em causa uma criança de três anos, para a qual a cirurgia é essencial, pois tem implicações no seu desenvolvimento.

“A criança estava em lista de espera do Sistema Regional de Saúde e os pais recorreram ao apoio da autarquia para resolver um problema que era reconhecido como de solução urgente pelos médicos e terapeutas que estavam a acompanhar a criança.  A falta da cirurgia, além de estar a atrasar o desenvolvimento da criança, prejudicava a socialização com crianças da mesma idade”, refere a autarquia local.

O edil Filipe Sousa disse a propósito, na ocasião, que este tipo de medidas é o que dá sentido a uma política de serviço à população, principalmente quando em causa  estão  crianças.

O autarca manifestou ainda incompreensão e repúdio face à “insensibilidade” do Governo Regional, nomeadamente dos responsáveis pela pasta da saúde, que tardam em  ir ao encontro de problemas sérios de saúde da população.

Declarou ainda que “um ano de espera para uma criança é inaceitável”.

O apoio concedido insere-se num dos objectivos da Lei 75/2013 que dita que os municípios devem apoiar actividades de natureza social que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças e prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Foi, alegadamente, com esta visão de proximidade, que a Câmara Municipal de Santa Cruz desenvolveu o programa de Apoio à Realização de Pequenas Cirurgias, cujo objectivo principal é corresponder às necessidades da população na área da saúde, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso a cuidados médicos.

Este novo contrato de apoio destina-se a realizar uma intervenção cirúrgica de carácter urgente no valor total 2.588,60€.