CDS-PP presta homenagem a Simon Bolivar também para dar protagonismo aos migrantes

 

Cristina Monteiro. Fotos DR.

O núcleo de imigrantes do CDS, “Integrar com Justiça”, presidido por Cristina Monteiro, prestou hoje uma homenagem a Símon Bolívar, junto ao busto do Libertador das Américas, na Praça Simon Bolivar, em Câmara de Lobos.

Cristina Monteiro, deputada do CDS, na Assembleia Legislativa da Madeira, salientou a importância desta homenagem, recordando o historial da Madeira como terra de emigração: “Da história da nossa ilha da Madeira faz parte a emigração. Daqueles que saíram da Região rumo a inúmeras partes do mundo, uns pelo excesso demográfico da ilha e outros com o objetivo de ganhar dinheiro para poder sustentar as suas famílias. Passados alguns anos, esses mesmos emigrantes, tiveram de imigrar pelos motivos que todos conhecemos. Na Venezuela reside uma das maiores comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo. Estima-se que residam mais de 300 mil madeirenses ou luso descendentes, num total de 500 mil portugueses”

“Hoje, a Região Autónoma da Madeira com 253.923 habitantes, é o país de acolhimento de muitos luso descendentes e venezuelanos que sentiram, nos últimos anos, a necessidade de regressar à sua terra natal, à terra dos seus pais e avós, à procura de segurança, de abertura política e de modernização. Algo que, na década de 40, receberam na Venezuela. Sem dúvida que, com a imigração e emigração, ficamos mais completos, a nossa cultura fica mais nutrida. Consideramos oportuno fazer esta pequena homenagem porque consideramos que a luta deste homem, Simon Bolivar, e aqueles que o acompanharam, procurando a liberdade e a justiça das Américas, continua ainda em plena vigência. Um homem que dedicou a sua vida a forjar a liberdade de vários países da América, entre eles a Venezuela, merece ser recordado, na esperança de que a sua luta de emancipação não tenha sido em vão! E que a Venezuela possa novamente viver dias de liberdade e de democracia!”, defendeu Cristina Monteiro.