Teresa Lobo orienta visitas à exposição “Da raiz ao núcleo”, na ALRAM

A exposição “Da raiz ao núcleo” | “From the root to the core”, patente na Assembleia Legislativa da Madeira até ao dia 31 de Julho de 2022, poderá ser visitada sob orientação da autora, a artista plástica Teresa Gonçalves Lobo, nos próximos dias 25 e 28 de Julho.

Em ambas as datas, as visitas serão realizadas em dois horários, 10h30 e 15h00, e são abertas ao público em geral, podendo ser faladas em português, inglês ou alemão.

“Da raiz ao Núcleo” é composta por cerca de duas dezenas de obras, disseminadas por vários espaços da Assembleia Legislativa da Madeira, e declina-se numa intensa narrativa conceptual de linhas e manchas que dialogam entre si. Alguns dos desenhos foram feitos com carvão das árvores queimadas em incêndios que assolaram as serras da Madeira, refere uma nota alusiva da ALRAM.

Teresa Gonçalves Lobo nasceu em 1968 no Funchal. Vive e trabalha em Lisboa e no Funchal, cidades onde têm os seus ateliers. Estudou desenho, pintura, gravura e fotografia no Ar.Co Centro de Comunicação Visual e no Cenjor, respectivamente.

Iniciou o seu trabalho há quase duas décadas, centrando-se logo de início no desenho, campo expressivo onde tem desenvolvido notável pesquisa, salienta a ALRAM.

“Tendo exposto em diversos espaços em Portugal, e também internacionalmente, é hoje representada em Inglaterra pela prestigiada galeria londrina WATERHOUSE & DODD, onde expôs quer individual quer colectivamente. O seu trabalho tem merecido uma grande atenção crítica, tendo sido objeto de ensaios monográficos da autoria de vários críticos e curadores portugueses como Nuno Faria, João Pinharanda ou Bernardo Pinto de Almeida”, refere ainda o comunicado da ALRAM.

Teresa Gonçalves Lobo encontra-se representada em diversas colecções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.