Emoções ao rubro com o “Dia D” da afixação das notas dos exames nacionais

O dia de hoje é vivido pelos estudantes com muitas emoções e adrenalina ao máximo com a afixação dos resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior, após a inscrição de 150 mil alunos a nível nacional. Por isso, logo pela manhã, à porta das escolas, já os estudantes aguardavam o veredicto dos avaliadores, pois as pautas foram afixadas, a partir das 9horas, com os resultados decisivos para o acesso ao ensino superior, primeira fase de candidaturas.

As reações dos estudantes são díspares, ora com expressões de júbilo ora de desencanto. O que conta são os números e, a partir de agora, todos deitam contas à vida para a média necessária à candidatura nas universidades portuguesas. Há notas surpreendentes para quem esperava pouco e há resultados que ficaram aquém das expetativas.

Suspense e muitas emoções perante as pautas com os resultados dos exames, divulgados nas escolas. Fotos FN.

Os alunos desiludidos têm sempre a possibilidade de se inscrever para melhorar a nota e concorrer à segunda fase de exames, que se inicia a 21 de julho. Também os que discordarem da nota, poderão pedir cópia do exame nas escolas e apresentar recurso da nota, fundamentando a sua opção, podendo a nota manter-se, subir ou até descer.