Festival Gastronómico “Saborea” na Praça do Povo

Fotos Rui Marote

Começa hoje o Festival Gastronómico “Madeira Saborea, a journey through taste”, organizado pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Conforme noticiamos ontem, o evento decorrerá na Praça do Povo, no Funchal, até ao próximo domingo, com a cozinha associada a diversas rotas gastronómicas (cuscuz, chícharo, mariscos e moluscos, peixe, doçaria conventual, fruta, tubérculos e pão).

Além dos stands onde estarão a ser comercializados os produtos das rotas, haverá um outro com vinhos e bebidas regionais.

O Festival insere-se no projeto Saborea, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC. É liderado pelo Cabildo de Lanzarote e tem como área abrangente a Madeira, os Açores, Canárias, Cabo Verde, o Senegal e a Mauritânia.

Na Madeira, além Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRT – Direção Regional do Turismo, integram a ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, a UMa – Universidade da Madeira, a APCA – Agência de Promoção da Cultura Atlântica e a ACAPORAMA- Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira como parceiros regionais e responsáveis pelas várias iniciativas que também acontecem neste festival.

As entidades convidadas que irão representar cada uma das rotas gastronómicas são: Rota do Cuscuz, Chef Filipe Janeiro; Rota do Chícharo, Casa do Povo da Quinta Grande; Rota dos Mariscos e dos Moluscos, Tasquinha do Pescador; Rota do Peixe, Casinha das Sandes; Rota da Doçaria Conventual, A Confeitaria; Rota da Fruta, Pedro Silva; Rota dos Tubérculos, Chef Yves Gautier; e Rota do Pão, Casinha do Bolo do Caco.