FCT NOVA e Grupo Sousa aliam-se para premiar alunos do 1.º mestrado internacional em Logística Marítima

FCT NOVA, Foto DR

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA estabeleceu uma parceria com o Grupo Sousa – operador marítimo-portuário, de logística e energia, o maior armador nacional de carga contentorizada – de modo a proporcionar uma série de oportunidades aos estudantes do Mestrado em Logística Marítima (o primeiro deste tipo em Portugal).

Esta colaboração entre a FCT NOVA e o Grupo Sousa será no âmbito do mestrado nos próximos 3 anos e permitirá criar uma oferta de um total de seis estágios, criar um prémio monetário para Melhor Aluna e Melhor Aluno (de forma a incentivar a igualdade de género na indústria marítimo-portuária) e ainda possibilitará a participação de profissionais do grupo Sousa no âmbito das unidades curriculares e também no «advisory committee» do mestrado.

Esta parceria permite aos estudantes uma aproximação à realidade desta indústria e, por isso, é também uma ponte para o tecido empresarial. O protocolo oficial com o Grupo Sousa já foi subscrito pelo diretor da FCT NOVA José Júlio Alferes e por Pedro Amaral Frazão, Administrador & CSO do Grupo Sousa.

O Mestrado em Logística Marítima da FCT NOVA é o primeiro Mestrado em Portugal especificamente focado neste tema. Master in Maritime Logistics (MML) é o nome do curso de Mestrado Internacional que arranca no próximo ano letivo 2022/2023, em parceria com a Escola Naval da Marinha Portuguesa. Reunindo um conjunto fundamental de conhecimentos na área da Logística, com domínios adicionais em Engenharia e Gestão Industrial, trata-se de um curso que permitirá aos profissionais da indústria marítimo-portuária desenvolver competências relevantes nas áreas de investigação, inovação, técnicas, digitais e «soft skills», incluindo o raciocínio crítico e uma predisposição proativa.