Ir de férias com os nossos animais: o que devemos ter em conta?

Com a chegada do verão, as férias estão à porta e muitas vezes os amigos de quatro patas podem ser motivo de preocupação.

Deixo aqui alguma informação que precisa para ir de férias com os seus animais de estimação:

– Hotéis e Alojamentos Locais para animais de estimação: Já há cada vez mais hotéis e alojamentos locais ‘pet-friendly’, ou seja, que aceitam animais de estimação.

– Dicas para viajar com animais de estimação: Viajar com animais de estimação pode ser um verdadeiro desafio quer durante a viagem, quer nas regras que terá que cumprir no destino. Se decidir levar o seu amigo de quatro patas, e para que possa ir de férias com animais em segurança, há cuidados que deve ter em conta, principalmente, no que respeita ao trajeto.

No verão, as temperaturas altas manifestam-se e uma viagem de carro pode ser dolorosa para o seu fiel companheiro.

* Uso de Cinto de segurança, caixa transportadora ou grelha divisória: estas são as três formas de viajar de forma segura com animais. A legislação sobre animais de companhia (Decreto-Lei nº.315/2003) menciona que “o animal não pode prejudicar a condução”, ou seja, não pode viajar com animais de estimação à solta no carro.

* Documentação: consoante o País para onde vai de férias, poderão ser exigidos alguns documentos, nomeadamente passaporte, chip, vacinação antirrábica, certificado veterinário… tudo isto é emitido numa clínica veterinária.

* Paragens de hora a hora: é recomendado que faça paragens regulares, principalmente se a viagem de carro for longa, para que o seu animal possa fazer as necessidades, comer e beber água.

* Levar brinquedos: ter alguns brinquedos à disposição do animal durante a viagem é uma forma de o tranquilizar e de este se sentir em casa.

* Controlar o ambiente: dentro do carro deve procurar manter um ambiente calmo para que o seu patudo se sinta confortável.

* Existem ainda produtos calmantes que poderão ser coadjuvantes na viagem do seu animal.

Desejo de ótimas férias com os seus animais de estimação.

*Andreia Araújo: Médica na Clínica Veterinária Santa Teresinha