«Projeto de Monitorização de abrigos de Morcegos no Parque Ecológico do Funchal» premiado em concurso nacional

Fotos: DR

O «Projeto de Monitorização de abrigos de Morcegos no Parque Ecológico do Funchal» foi o vencedor do concurso nacional «Biodiversidade: Preservar e Regenerar do programa ECO-Escolas».

Trata-se de um projeto da Câmara Municipal do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, em conjunto com a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.

O concurso contou com a participação de 72 escolas, sendo o «Projeto de Monitorização de abrigos de Morcegos no Parque Ecológico do Funchal» o escolhido, premiando assim as instituições, o grupo de alunos, professores e colaboradores do Parque Ecológico do Funchal.

Um dos principais objetivos do projeto é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação da biodiversidade, mediante a realização de trabalhos centrados nesta temática, que neste caso particular, utilizaram os morcegos como modelo, os únicos mamíferos nativos do arquipélago da Madeira.

O trabalho foi realizado pela turma 8.º 10, selecionada pelo interesse e pela curiosidade que os alunos manifestaram, em sala de aula, relativamente aos morcegos.

O trabalho de campo destes alunos, consistiu essencialmente na colocação das caixas/abrigos em diferentes áreas do Parque, caraterização do habitat e monitorização dos abrigos com objetivo de detetar a presença/ ausência das três espécies de morcegos, nomeadamente o morcego orelhudo cinzento (Plecotus austriacus), o morcego da Madeira (Pipistrellus maderensis) e o morcego arborícola pequeno (Nyctalus leisleri verruncosus).