Confiança propõe manuais escolares gratuitos até ao 12.º ano

Foto: DR

Esta semana, em reunião de Câmara, a equipa da coligação Confiança apresenta uma proposta com o objetivo de estender a atribuição de manuais escolares gratuitos no concelho do Funchal até ao 12.º ano. A Câmara Municipal do Funchal vem implementando progressivamente, desde 2017, a gratuitidade dos manuais aos alunos do concelho do Funchal, apoiando cerca de 4500 alunos até ao 9.º ano de escolaridade.

Esta proposta, prevista no programa da Confiança para aplicação no ano letivo de 2022/2023, prevê abranger um universo adicional de cerca de 1500 estudantes e não terá implicações financeiras significativas no orçamento municipal, uma vez que o Governo Regional tem um curso o programa de Manuais Escolares Digitais, cujo cronograma prevê, no próximo ano letivo, abranger todos os alunos entre o 5.º e o 8.º ano, desonerando o município do Funchal desse encargo.

«Numa altura em que as famílias estão a ser confrontadas com uma mistura explosiva de espiral inflacionária e estagnação salarial, com aumento do custo de vida e perda de poder de compra, é fundamental que a autarquia coloque os recursos disponíveis ao serviço da comunidade. Esta medida além de atenuar um dos principais encargos que as famílias têm anualmente com a educação, representa um contributo inestimável para a igualdade de oportunidades e para a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais previstas na Constituição», defende o vereador Miguel Silva Gouveia. «Se há matérias em torno das quais devem existir consensos, o investimento na educação dos nossos jovens, principal impulsor do elevador social, será com toda a certeza uma delas.», conclui.