
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje uma intervenção numa área de 32 hectares da faixa corta-fogo, no Caminho dos Pretos, no valor de 220 mil euros, financiada pelo PRODERAM a cem por cento.
Na ocasião, o chefe do executivo considerou tratar-se de uma área onde é necessário actuar em termos preventivos, pois aproxima-se o calor do Verão e o risco de incêndios, Aproveitou para exaltar “o trabalho monumental que temos feito no sentido de aumentar as faixas corta-fogo, sobretudo na zona circundante ao Funchal”.
Nesse sentido, disse que 40 por cento daquela área com 32 hectares no Caminho dos Pretos já está regenerada, tendo sido retiradas espécies infestantes, e tendo sido construídos caminhos florestais, e bem assim instalada uma rede com um milhão e quinhentos mil litros de água.
Deixou, na ocasião, um apelo às pessoas, principalmente as que têm propriedades nas zonas altas do Funchal, para limparem tudo à volta das suas casas que tenha características susceptíveis de gerar incêndios.
Admitindo que há muitos terrenos que não foram limpos, mas que são propriedade de particulares que não o fazem “por razões económicas”, Albuquerque salientou todavia o investimento do seu governo e de empresas que adquiriram e doaram terrenos à Região para criar zonas de segurança, corta-fogo, mas, disse, “este é um trabalho difícil”, até pelas características da orografia e pela necessidade de manutenção constante.