Famoso restaurante flutuante de Hong Kong afundou-se

Fotos: Rui Marote
O conhecido restaurante flutuante “Jumbo”, de 76 metros de comprimento, um dos ex-libris de Hong Kong, afundou-se perto das ilhas Paracel no domingo. A atracção turística foi para o fundo do Mar da China Meridional apenas uma semana depois de deixar o centro financeiro internacional rumo a uma nova localização. A informação foi divulgada pela  empresa proprietária do estabelecimento, a “Aberdeen Restaurant Enterprises”. A “culpa” terá sido das condições meteorológicas adversas.

“A profundidade da água no local é de cerca de 1.000 metros, tornando extremamente difícil realizar o trabalho de resgate”, informou a empresa. Ninguém ficou ferido, mas o “gigante” que apareceu em vários filmes de Hollywood e até recebeu a rainha Isabel II da Grã-Bretanha, foi-se.

Fechado em Março de 2020 devido à pandemia de covid-19, tal foi o “golpe” fatal depois de quase dez anos de prejuízos acumulados no valor de 12,7 milhões de dólares.

O FN publica imagens do famoso restaurante flutuante captadas pelo fotojornalista Rui Marote, numa das suas muitas viagens.