Madeira de prata no 22.º Torneio Ibérico

Fotos: DR

Ontem, 19 de junho de 2022, terminou o 22.º Torneio Ibérico, na cidade de Torrijos, em Toledo, Espanha, com a presença de duas Seleções da Madeira.

Numa organização da Federação de Ténis de Mesa de Castilla la Mancha, a representação da Associação de Ténis de Mesa da Madeira foi muito positiva, conseguindo-se alcançar resultados de relevo nas dimensões coletiva e individual.

A Seleção Masculina, constituída por Rodrigo Andrade (Associação Desportiva Galomar) e a dupla Santiago Capelo e Tomás Pereira (Clube Desportivo 1.º de Maio), alcançou um lugar na final da competição, após vitória sobre Andaluzia, por 3-1. Na disputa do título ibérico, a Madeira perdeu frente à Galiza, por 2-3, num encontro muito equilibrado e disputado.

A nível individual, Rodrigo Andrade destacou-se ao obter o 2.º lugar na competição masculina, após derrota na final da prova, por 1-3 (8-11, 11-8, 5-11 e 5-11), frente a Adrian Arroyo (Andaluzia). No encontro das meias-finais houve duelo madeirense, onde Rodrigo Andrade venceu Santiago Capelo, por 3-2.

O atleta do CD 1.º de Maio viria a subir ao 3.º lugar final do evento, após triunfo na disputa dos 3.º e 4.º lugares, sobre o atleta Aritz Sanz (Castilla y León).

No Pavilhão Municipal de Torrijos, as atletas Leonor Gomes (Clube Desportivo São Roque), Madalena Saldanha (Associação Desportiva do Caramanchão) e Irina Silva (Clube de Ténis de Mesa Santa Teresinha) subiram ao 2.º lugar da prova de Equipas, após derrota na final da prova, frente à Galiza, por 1-3. No encontro das meias-finais, as madeirenses venceram Andaluzia por 3-0.

Ainda em equipas, a atleta Madalena Andrade (Clube Desportivo São Roque) integrou uma equipa mista com Aveiro e Castilla la Mancha, terminando a competição em 7.º lugar.

Na competição de Singulares, Leonor Gomes foi a melhor madeirense, em 5.º lugar, com Madalena Saldanha a subir ao 9.º lugar, ainda no Mapa Final. A atleta Irina Silva foi 11.ª classificada, após vitória do mapa de consolação, com Madalena Andrade a concluir a prova em 13.º lugar.

A comitiva da Madeira foi liderada pelo delegado Carlos León (ATM Madeira), contando com os treinadores Ruben Canteiro (CD 1.º de Maio) e Filipe Conceição (AD Galomar), que orientaram estes jovens atletas na competição.