Reportagem FN: Placa Central presta homenagem às artes pelas mãos criativas dos alunos das várias escolas da Madeira

Parte da exposição “Telhados de Vidro”. Foto: FN

A 11.ª edição da Semana Regional das Artes começa hoje e prolonga-se até ao dia 19 de junho. Decorrerá em diversos locais da cidade do Funchal. Hoje, pelo almoço, já se notava o impacto dos trabalhos plásticos que integram a exposição “Telhados de Vidro”. Na zona da Placa Central, a exposição, ainda a ser montada, já se ia compondo. As novas tonalidades e formas, que se juntavam ao cenário daquela área, davam ainda mais vida à cidade com tamanha criatividade.

O FN percorreu o local e constatou a diversidade de propostas apresentadas pelas diversas escolas da Região. A exposição concentra trabalhos inspirados em vários elementos característicos do arquipélago: mar e peixes, outros animais, flores e folhas, frutos, bordado da Madeira entre outas temáticas. De seguida, o FN apresenta alguns trabalhos que fazem parte da exposição “Telhados de Vidro”.

Mar e peixes

Cruzamo-nos com alunos da Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche do Porto Moniz que estavam de visita à exposição. Sendo o Porto Moniz um concelho ligado ao mar, os alunos inspiraram-se neste elemento e nos seres que nele habitam, os peixes, para criar a sua arte agora exposta na baixa do Funchal. Acompanhados pela educadora Cristina, as crianças mostraram o trabalho da sua escola e pousaram para a foto do FN.

Alunos da Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche do Porto Moniz. Foto: FN
Trabalho dos alunos da Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche do Porto Moniz, realizado sob orientação da professora Arminda Valente. Foto: FN

Outros animais 

Além dos peixes, identificámos outros animais, feitos com outros materiais, como retratado, por exemplo, no trabalho desenvolvido pelo Centro de Atividades Para Capacitação e Inclusão sob orientação da professora Mariana Ribeiro.

Trabalho realizado pelos alunos do Centro de Atividades Para Capacitação e Inclusão. Foto: FN

No trabalho da EB1/PE e Creche de Maroços e Santo António da Serra, presente na exposição, vemos borboletas e também flores em tons de lilás.

Trabalho dos alunos da EB1/PE e Creche de Maroços e Santo António da Serra. Foto: FN

Flores e folhas

São muitos os trabalhos inspirados nas flores e folhas que contemplam as paisagens da Região, desde girassóis, antúrios e folhas, são muitas as representações.

Trabalho dos alunos do Externato Princesa Dona Maria Amélia, no Funchal. A responsável pelo projeto foi Graça Vieira. Foto: FN
Trabalho dos alunos da EB1/PE e Creche de São Vicente, orientado pela professora Marta Caldeira. Foto: FN
Trabalho dos alunos da EB1/PE e Creche de Água de Pena. A orientação foi da responsabilidade do professor Paulo Castro. Foto: FN

Frutos

Os frutos também marcam presença na exposição. Dos alunos do Estreito de Câmara de Lobos, uma localidade associada à produção de vinho, chega-nos a uva.

Trabalho realizado pelos alunos da EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos. Foto: FN

Bordado da Madeira

Também o Bordado da Madeira está representado na exposição. O trabalho foi realizado pelos alunos da EB1/PE do Vale e Cova do Pico, na Ponta do Sol.

Trabalho dos alunos da EB1/PE do Vale e Cova do Pico, Ponta do Sol. Orientado pela professora Clara Santos. Foto: FN

Outros trabalhos

Existem muitos outros trabalhos expostos. Desde pinturas, peças e outros. Apresentamos, de seguida, outros trabalhos que podem ser visitados na Placa Central.

Trabalho dos alunos da Escola Profissional Atlântico sob orientação do professor Raul Pestana. Foto: FN
Trabalho desenvolvido pelos alunos do Centro de Atividades Para Capacitação e Inclusão. Foto: FN

Passar pela Placa Central e visitar a exposição “Telhados de Vidro” é uma sugestão que o FN deixa aos leitores. Deixe-se inspirar pela originalidade dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas da Região, num verdadeiro hino à criatividade.