Palácio de São Lourenço divulga programa para o 10 de Junho

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, promove e preside, amanhã, dia 10 de Junho, a uma cerimónia de homenagem às comunidades portuguesas e de agraciamento às personalidades madeirenses. No Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no Palácio de São Lourenço, na Avenida Zarco, decorre, pelas 10h45, o Hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se, às 11 h, a colocação de flores junto ao “Monumento ao Emigrante Madeirense”, na Avenida do Mar.

Entretanto, no Pátio Central do Palácio de São Lourenço, haverá uma actuação da Banda Militar da Madeira, sob direcção do alferes Luís Afonso. Já no Salão Nobre do Palácio de São Lourenço, às 11h30, principiará a cerimónia, na qual participará o de Câmara da Madeira, sob direcção da maestrina Zélia Gomes.

Haverá uma alocução pelo Representante da República, um momento musical protagonizado pelo Coro, uma leitura do texto premiado no concurso literário “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” pela autora, Patrícia Alexandra Tomás Abreu, e uma declamação de poemas por Ana Freitas, Margarida Andrade, Sara Sousa, Vera Barros, João Temes, Diogo Silva,  Inês Alturas e Vitória Velosa, alunos do Curso Profissional de Teatro, do Conservatório – Escola
Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luíz Peter Clode – S.R.E.C.T.

Seguir-se-á a entrega das condecorações.

Conforme já foi noticiado, pro proposta do representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o presidente da República, decidiu distinguir o historiador e académico Rui Carita, com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; a enfermeira Ana Maria Alves Gouveia, com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito; o médico de saúde pública Maurício Melim, com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito; e oServiço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), com o título de  Membro Honorário da Ordem do Mérito.