Criptomoeda madeirense desmentida pelo Governo Regional

Depois de o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, se ter deslocado a uma conferência a Miami, na Florida, onde considerou que a RAM tem condições para ser um local de eleição para as criptomoedas, eis que hoje veio a informação, acolhida não sem crítica e ironia nos “mentideros” regionais, de que a Madeira passaria a ter uma criptomoeda própria, que se poderia denominar de “Osean”.

E para isto o Governo Regional pretenderia aplicar 60 milhões de euros. Uma informação que, segundo alguns media regionais, teria sido revelada no âmbito de uma reunião de um “Projecto Incore”, que decorreu no Centro de Investigação Universidade da Madeira.

Há argumentos a favor das bitcoins, mas muitos veem-nas como facilmente associáveis a operações ilícitas e dificilmente controláveis, permitindo um anonimato dos utilizadores que é largamente usado para crimes como a corrupção e a lavagem de dinheiro.

A informação acabou por ser desmentida pelo GR, dizendo o mesmo que se tratava de uma falsidade.

Afinal, a criação de uma bitcoin na RAM tratar-se-ia de uma mera hipótese, avançada por David Carvalho, CEO da Naoris Protocol.

A UMa veio justificar também a confusão com a “complexidade” do tema.