Quarta dose da vacina contra a Covid-19 já foi administrada a 166 pessoas

De acordo com uma informação das autoridades regionais de saúde, até ao dia 7 de Maio, já foram administradas 166 quartas doses da vacina contra a COVID-19. Ontem, quando este comunicado foi emitido, tinham já sido administradas 10 inoculações da 4ª dose da vacina no Centro de Saúde do Bom Jesus.

Em harmonia com as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), a RAM iniciou, no dia 19 de Março, a administração da quarta dose da vacina contra a COVID-19 a pessoas maiores de 18 anos, em situação imunitária fragilizada, nomeadamente em situação de imunossupressão, doentes oncológicos, hemodialisados e transplantados.

Regra geral, a administração da 4ª dose da vacina contra a COVID-19 é realizada por indicação médica, conforme é explicado.

“Caso se encontre numa das situações atrás descritas, pode contactar a linha de apoio à vacinação (SRS VACINA 800 210 263) e/ou aceder aos centros dedicados à vacinação COVID-19 para avaliar a possibilidade de vacinação mediante a sua condição clínica”, acrescenta-se.

Desde o início de Março, a administração da vacina contra a COVID-19 na RAM passou a estar assegurada nos Centros de Saúde concelhios, conforme calendarização anunciada no site do Governo Regional.

Os Centros de Saúde concelhios estão inteiramente disponíveis para receber todos os residentes, a partir dos 5 anos, independentemente da idade, que pretendam receber a sua vacina contra a COVID-19, bem como os cidadãos a partir dos 12 anos que pretendam tomar a dose de reforço contra a COVID-19, desde que já tenham recebido a 2ª dose da vacina há mais de 90 dias.

Para aceder à vacinação contra a COVID-19 nos centros de saúde concelhios, é necessário agendamento prévio através da linha SRS VACINA (800 210 263), através da qual será possível agendar a vacinação em qualquer ponto da ilha da Madeira.