Cortejo da Festa da Flor já movimenta as ruas do Funchal

*Com Rui Marote

Principiou já no Funchal o grande cartaz turístico que é o desfile da Festa da Flor. Muita assistência acompanha a evolução dos grupos participantes, na marginal do Funchal, num dia que prima pelo sol e pelas temperaturas amenas, a ajudar. Os visitantes que preencheram os hotéis da Madeira não têm senão razões para ficar satisfeitos.

O cortejo é a parte principal de um programa que já começou no dia 5 e que se prolongará até 29 de Maio, levando muita animação à baixa funchalense e proporcionando-a a locais, estrangeiros e turistas nacionais. O cortejo alegórico, que se realiza desde 1979, conta este ano, além dos carros decorados, com cerca de 1500 figurantes, muitos dos quais crianças e jovens, salienta a Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Hoje, no arranque do cortejo, de que nesta reportagem publicamos algumas imagens, além das do muito público que se concentra na baixa, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, mostrava-se satisfeito: “Está excepcional, o tempo está maravilhoso, a ocupação hoteleira está quase a cem por cento, e está toda a gente entusiasmada com a retoma da normalidade”, após as limitações causadas pela pandemia de Covid-19, salientou.

Este ano, reforçou, participam treze grupos no cortejo, mais do que nos anos anteriores.

O prolongamento da Festa da Flor também concorre para um maior entusiasmo, declarou. “Este continua a ser um dos maiores cartazes da Madeira, tirando o fim-do-ano”, realçou o governante, salientando a grande afluência às barracas com produtos regionais da placa central e as visitas às zonas de tapetes florais.

A própria filha do presidente participa este ano no cortejo, e o mesmo disse a propósito que acha que a Festa deve manter os grupos “com este carácter amador”, fomentando “o envolvimento voluntário das famílias”.

Deixando uma mensagem à diáspora, pediu: “Se não puderam vir este ano, venham para o próximo”.

Comentando a operação de ligação com o mercado norte-americano, disse ainda que este ano “começámos a ligação com Nova Iorque, e está a correr muito bem”. O voo termina agora em Maio. Será retomado em Outubro. Tem tido “taxas de ocupação de 80 por cento”. Quanto ao imobiliário, “tem registado essa vinda de turistas e potenciais residentes norte-americanos aqui com grande frequência”. Ao Governo Regional interessa explorar também o mercado canadiano, avançou aos jornalistas.