Pedro Fino visitou obras de reabilitação da ER 222 no Estreito da Calheta

Pedro Fino visitou hoje a Estrada Regional 222 e as obras que lá decorrem. A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), através da Direcção Regional de Estradas, está a proceder à reabilitação funcional da ER 222 no troço compreendido entre a Ribeira Funda e a Estrela, no Estreito da Calheta, numa extensão de 5,7 km.

Até ao momento, foram executados cerca de 2 km, correspondendo à aplicação de 1610 toneladas de massas betuminosas. Trata-se de um investimento avaliado em 570.000,00€ + IVA. As reabilitações funcionais visam repor a regularidade do piso contribuindo deste modo para o conforto na circulação, refere uma nota governamental.

A intervenção em curso está a ser executada com os meios próprios da SREI, desde o fabrico, transporte a aplicação de massas betuminosas. Seguir-se-á a reposição da sinalização vertical e horizontal. Prevê-se que esta intervenção esteja concluída em Agosto deste ano.

O Governo Regional está a proceder, desde o ano passado, à requalificação das Estradas Regionais antigas, tanto com recurso a meios próprios, como privados (intervenções no âmbito do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, Zonas Centro, Oeste e Leste). Esta que hoje se visita constitui uma requalificação complementar ao PAMUS.

O PAMUS estabelece a estratégia de médio e longo prazo para o desenvolvimento de infraestruturas e transportes da RAM, melhorando as acessibilidades em todo o seu território e proporcionando mobilidade e transportes mais sustentáveis aos residentes e visitantes.

A Rede Viária Regional, excluindo as VR e VE, tem a extensão de 442 Km. No âmbito do PAMUS estão a ser intervencionadas:

Leste – 30,76 Km

Centro – 30,670 Km

Oeste – 32,380 Km

Total de Km intervencionados: 93,81 Km (21%)