Embaixadora da Suécia reuniu-se com o presidente do parlamento da RAM

José Manuel Rodrigues recebeu, esta quarta-feira, em audiência, a Embaixadora da Suécia em Portugal, Helena Pilsas, que se deslocou à Região para a apresentação oficial do novo Cônsul Honorário da Suécia na Madeira, Nuno Faria Paulino, e também para apresentar cumprimentos de despedida, uma vez que cessa funções este Verão.

A diplomata, que tomou posse em 2017, recordou, aquando a reunião com o presidente do parlamento regional, a importância das relações entre Portugal e a Suécia, inclusive no âmbito cultural, e destacou a missão da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, constituída no Funchal em 1877, por decisão da Coroa Sueca, após o Hospício Dona Maria Amélia, fundado em 1853, ter sido legado pela Imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg à sua irmã D. Josefina, Rainha da Suécia e da Noruega.

Na audiência com José Manuel Rodrigues, Helena Pilsas quis inteirar-se da actual situação política da Região Autónoma da Madeira.

“Foi uma reunião muito interessante, não só sobre questões políticas, mas também sobre as fortes ligações existentes entre a Madeira e a Suécia, bem como sobre aquelas que ainda havemos de criar”, disse, sem esquecer de sublinhar as qualidades diplomáticas do novo Cônsul Honorário, que descende de uma das mais conhecidas famílias madeirenses, conforme recordou José Manuel Rodrigues, assegurando que a Suécia estará muito bem representada.

Esta visita oficial é a terceira da Embaixadora daquele país ao arquipélago e culminará ao final do dia de hoje, com um cocktail no hotel The Vine, por ocasião da inauguração do Consulado Honorário da Suécia, que terá morada na Avenida Arriaga.