Câmara da Ponta do Sol apoia Junta da Madalena do Mar com 42 mil euros

Foi assinado hoje um contrato interadministrativo de delegação de competências com a Junta de Freguesia da Madalena do Mar, informa a Câmara Municipal da Ponta do Sol. A transferência de aproximadamente 42 mil euros é distribuída de acordo com a área, população e um factor correctivo que compense as freguesias mais afastadas do centro e reforce as transferências de Estado.

“O apoio às juntas de freguesia tem sido reforçado, com o objectivo de reforçar a autonomia e as competências destas importantes instituições do poder local. Assim, são delegadas e descentralizadas competências, definidas as condições de exercício dessas competências.” afirma a presidente Célia Pessegueiro.

O contrato interadministrativo entre a Câmara e a Junta define a aplicação do dinheiro envolvido na construção, reparação e limpeza de veredas, caminhos pedonais, levadas e miradouros, na colocação ou reparação de varandas e varandins e na recuperação de mobiliário urbano.

Desde que o executivo de Célia Pessegueiro tomou posse, a Câmara Municipal da Ponta do Sol já transferiu mais de meio milhão de euros para as juntas de freguesia do concelho numa clara aposta na descentralização de competências com os meios financeiros adequados para que possam desenvolver as freguesias e corresponder às necessidades da população.

No momento, estiveram presentes a presidente Célia Pessegueiro, o vice-presidente Sidónio Pestana, a vereadora Cláudia Canha e o representante da junta de freguesia.