Ricardo Lume quer Autonomia realçada nas comemorações de Abril

O deputado do PCP, Ricardo Lume, entregou na Assembleia Legislativa da Madeira um Projecto de Decreto Legislativo Regional para a Criação da Comissão Regional para as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril de 1974.

“Estando criada uma Comissão Nacional e uma estrutura de missão, ao nível da República, para promover e organizar as comemorações, na Madeira justifica-se valorizar o projecto autonómico como um dos acontecimentos evocativos da Revolução. É que a Revolução portuguesa de Abril é indissociável da Autonomia”, referem os comunistas.

“Como já é claro nos objectivos e nos propósitos das comemorações divulgadas no plano nacional, a Autonomia não é minimamente realçada na ideia das comemorações nacionais. Porque a experiência democrática portuguesa, nascida em 25 de Abril de 1974, se eleva e consolida com a Autonomia aprovada pela Constituição de 1976, torna-se um imperativo político valorizar em Abril a celebração da Revolução e da Autonomia”, insiste o PCP.

É neste contexto, defende Ricardo Lume, que é importante assegurar a constituição da Comissão Regional para comemorar na Madeira e no Porto Santo os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974.