Movimento quer impedir teleférico para o Curral das Freiras

O “Movimento é Possível Impedir a Destruição”, criado precisamente na sequência do anúncio pelo Governo Regional da Madeira da intenção de levar por diante a implantação do projecto de teleféricos na freguesia do Curral das Freiras, participou na Consulta Pública da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e decidiu apontar fortes críticas àquele projecto, sobretudo, pelo que comporta de agravamento dos riscos ambientais e de segurança para aquela área territorial, refere uma nota.

Entre outros aspectos considerados no quadro da participação do Movimento na Consulta Pública da Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), este Movimento de cidadãos destaca, em primeiro lugar, os agravados riscos ambientais inerentes àquele sistema de teleféricos. quer nos acessos à prevista “estação do Miradouro do Paredão”, quer no acesso à Boca da Corrida, decorreriam, caso se concretizasse àquela implantação, prejuízos ambientais muito significativos decorrentes da construção de acessos rodoviários, estacionamento automóvel, passagem de transportes e ao número de passageiros, diz-se.

“Ainda quanto aos impactos ambientais mais negativos, uma vez que o projecto dos teleféricos se insere numa Zona de Protecção Especial, Zona Especial de Conservação e Laurissilva, ao nível da Flora, Vegetação e Habitats as incidências daquele empreendimento serão especialmente negativas pelo que decorrerá do aumento de massa humana naquelas sensíveis localidades”, reza o comunicado enviado à nossa Redacção.

Outra das componentes que o Movimento destaca é a do agravamento de riscos para a segurança. Existe, desde logo, o problema da elevada perigosidade dos locais de implantação das estações para o sistema de teleféricos. Acrescem a tais perigos o facto de a implantação da obra prevista se efectuar sobre arribas instáveis e geologicamente delicadas. Assim, as condições geológicas ficam ainda mais instáveis e, por consequência, com o sistema de teleféricos projectados somam-se riscos para a segurança naquela área do território, pondo também em perigo pessoas e bens.

“Sobre os agravados problemas de segurança, e atendendo a que a área de implantação do sistema de teleféricos se insere em zonas onde se verificam deslizamentos de pedras, ocorrem desabamentos de blocos rochosos, por consequência, as populações do Curral das Freiras ficam mais expostas a perigos”, reza a nota.

Portanto, por diversos motivos, e destacando os agravamentos dos riscos ambientais e de segurança, o Movimento é Possível Impedir a Destruição vem manifestar publicamente razões fortes para travar aquele desastroso sistema de teleféricos que o Governo Regional da Madeira pretendeu implantar.

Para que aquele projecto não vá por diante o Movimento é Possível Impedir a Destruição continuará a dinamizar a petição e a respectiva recolha de assinaturas.