CMF associa-se pela primeira vez ao evento “Monte do Imperador”

Pela primeira vez, em cinco edições, a Câmara Municipal do Funchal resolveu associar-se ao evento “5º Monte do Imperador”, organizado pela Junta de Freguesia do Monte. Nesta edição, o mesmo integra-se no “vasto programa comemorativo do Centenário do Falecimento do Beato Carlos, Imperador da Áustria, Rei da Hungria”.

Na apresentação do “5º Monte do Imperador”, que decorreu hoje à tarde, na Quinta das Pedras, Pedro Calado enalteceu a importância deste evento quer para o Monte, quer para o Funchal e para a Região.

“Nós, CMF, aos associarmo-nos a estas celebrações, queremos aproveitar para fazer várias. Para além de enaltecer o homem, Beato, Carlos de Áustria, também vamos aproveitar para tirar partido das memórias e riquíssimo património que a Freguesia do Monte tem. Queremos fazer uma associação entre a cultura, religião, o património histórico, tudo o que contribui para enriquecer a nossa cidade”, declarou o edil.

Pedro Calado reiterou que a próxima edição da Feira do Livro do Funchal irá incluir, na sua programação, “um pouco da história e vida” de Carlos de Áustria, o que acontece, pela primeira vez, conforme frisou.

O autarca aproveitou igualmente a apresentação para realçar “a coragem que o Governo Regional teve para a recuperação da Quinta do Imperador. Um trabalho magnífico que já começou”, enaltecendo igualmente o trabalho que a Junta de Freguesia do Monte está a efectuar na recuperação da sua história e identidade, envolvendo, neste projecto, as forças vivas do Monte.

Nesse sentido, adiantou que é, com certeza, o início de um cortejo etnográfico que vai perdurar e marcar o turismo e a cultura da Região, mostrando ainda toda a disponibilidade da autarquia para que o evento se torne ainda mais rico e mais conhecido.

A finalizar, Pedro Calado agradeceu, igualmente, o envolvimento da Paróquia do Monte no “5º Monte do Imperador”.

O “5º Monte do Imperador”, que iria realizar-se a 03 de Abril foi adiado para 22 de Maio, devido à visão de condições meteorológicas adversas, no mesmo horário, entre as 14:00 e as 17:30.

O “5º Monte do Imperador” inclui entre outras actividades,  quadros vivos de 1920, cortejo etnográfico com saída da Quinta da Pera e ainda um concerto pela Banda Municipal do Funchal “os Artistas”, que se realizará no adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte.