Câmara de Lobos faz protocolos com associações culturais e desportivas

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinou hoje protocolos com as instituições sociais, culturais e desportivas do concelho a assinatura de protocolos para dinamizar actividades de interesse público no concelho. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da autarquia.

No total foram celebrados protocolos com 45 instituições sediadas no concelho ou que nele desenvolvem actividades, envolvendo um investimento global na ordem dos 600 mil euros, informa a CMCL.

Este ano serão atribuídos apoios na ordem dos 600 mil euros. Tal representa um acréscimo percentual de cerca de 2% face aos apoios atribuídos em 2021, (590.232,00 €). Este aumento da verba resulta do acréscimo do apoio da autarquia a projectos sociais e culturais que serão desenvolvidos no concelho.

No caso das Associações Desportivas, há uma redução percentual de valores a atribuir na ordem de 1% que reflecte “a evolução demográfica que se traduziu na diminuição do número de atletas federados”.

Uma fatia significativa deste valor, 295 mil euros, servirá para garantir a operacionalidade, capacidade de intervenção e grau de prontidão do dispositivo de socorro da Corporação da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, diz a Câmara.

Trata-se de um apoio fulcral para a garantir a capacidade de resposta desta entidade às solicitações de socorro e emergência, por parte da população, bem como o cumprimento da sua missão de protecção de pessoas e bens.

Segundo Pedro Coelho, a transferência de verbas dos apoios hoje celebrados, será feita em função das atividades realizadas, numa lógica de responsabilidade financeira e maximização de recursos. “No ano transacto, dada a incerteza provocada pela situação pandémica, as verbas foram atribuídas pela primeira vez em função da realização das actividades programadas por parte das associações. O modelo resultou, pelo que o adoptámos de forma permanente. Uma maneira de garantir aos contribuintes câmara-lobenses que o seu dinheiro é canalizado de forma eficiente e economicamente responsável.”