Madeira presente pela 1.ª vez no campeonato nacional de Basquetebol Surdos

O projeto desportivo – Basquetebol para Comunidade Surda – lançado em maio de 2019 teve a sua primeira participação de âmbito nacional no Campeonato Nacional de Basquetebol 5×5, hoje, 26 de março, na cidade do Porto, Pavilhão Desportivo, Luís Falcão.
Numa competição com o sistema de Eliminatórias (Meias-Finais), participam Clube de Gaia, ARCIL-Lousã, F.C.Porto e Clube Desportivo “Os Especiais”.
Para a competição participam 10 jogadores: Hélder Silva; Vitor Sousa; Francisco Costa, João Faria; Paulo Silva; Bernardo Fernandes; Pedro Santos; Maria Diogo; Ana Jesus e Débora Abreu.
No âmbito das várias modalidades desportivas para pessoas com deficiência dinamizado pelo Clube “Os Especiais”, o basquetebol para surdos surge com o objetivo de se tornar como ferramenta de transformação social, proporcionando a prática desportiva federada a desportistas com condição de surdez, no caso em concreto a modalidade de basquetebol, pois o indivíduo com deficiência auditiva é muito visual gostando muito do movimento.
ATLETISMO SÍNDROME DOWN – 26 março. OVAR
 
A contar para o Campeonato Nacional de Atletismo para atletas Síndrome Down, também hoje, dia 26 março, na Pista de Atletismo do Arada Atlético Clube, em Ovar, estiveram em prova o atleta Francisco Gouveia detentor de vários títulos Nacionais Europeus e a atleta Sandra Sousa que participaram nas seguintes provas:
  • Francisco Gouveia – Provas de 1000m e 1500 Marcha
  • Sandra Sousa – 100m e 200m