Festa do Limão completa 20 anos a movimentar a freguesia da Ilha

A XX Exposição Regional do Limão tem a sua abertura oficial marcada para o dia 02 de Abril, pelas 17h00, no Polidesportivo da freguesia da Ilha. Estará presente o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

De seguida, pelas 17h30, no auditório da Casa do Povo local, decorrerá o debate com o tema “Agricultura, uma profissão sustentável e de futuro”, que contará com a presença dos oradores convidados, Hugo Brandão, presidente da Direcção da APIPS, Miguel Rodrigues, chefe de Divisão da Direcção de Serviços de Desenvolvimento da Agricultura e a produtora agrícola, Teresa Soares. A conferência contará com o comentário e moderação de Elsa Fernandes, Vice-Reitora da Universidade da Madeira.

Realizar-se-á também, uma prova cega de licores e sobremesas, tendo como elementos do júri, a equipa da Câmara de Provadores, AgroSenseLab.

Logo após, pelas 20h00, será realizada uma mostra de Dança, que contará com a Nova Geração, da Associação Desportiva e Cultural do Faial, os alunos do Conservatório e o grupo Fitness TEAM. De seguida, terá lugar a Banda Fixe, com o seu espectáculo comemorativo dos seus 25 anos.

Para finalizar a noite em grande, terá lugar a discoteca ao ar livre, com o DJ SIL.

O dia 03 de Abril, inicia-se com a Missa Dominical às 09h30, na Igreja local, pelos agricultores, pelo seu trabalho árduo e persistência. A partir das 12h15, tomam o palco, a dupla Avelino & Daniel, o grupo de Folclore Monte Verde, Mónica Ascensão e a cor e animação da Associação Geringonça.

Pelas 14h00, terá lugar a cerimónia de entrega de prémios aos agricultores, que será presidida pelo presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

A Festa do Despique está agendada para as 14h30. Será acompanhada musicalmente pelo Grupo de acordeonistas da Casa do Povo da Ponta de Sol e por outros tocadores que queiram se juntar à Festa.

De seguida, a animação fica a cargo da dupla nacional Tiago Neto & Paulo Fragoso e termina com Márcio Amaro & banda.

O certame será transmitido em directo através do canal naminhaterraTV e do facebook da Casa do Povo da Ilha, no dia 02 de Abril, a partir das 17h00 e no dia 03 de Abril, a partir das 13h30.

O evento será apresentado pelo técnico da Direcção da Serviços da Ruralidade, Carlos Pereira.

Nesta edição, o logotipo alusivo aos 20 anos do certame foi criado por Liliana Jardim, uma artista do concelho de Santana, que usou a técnica da aguarela.