Evento “Mar do Porto Santo: da biodiversidade ao potencial do mar”

A secretaria regional de Mar e Pescas, através da Direcção regional do Mar (DRM), organiza o evento “Mar do Porto Santo: da biodiversidade ao potencial do mar”, que se realiza naquela Ilha, entre esta sexta-feira e a próxima segunda-feira.

O destaque vai para o próximo sábado, com os baptismos de mergulho dos alunos da Escola Azul Dr. Francisco de Freitas Branco, os mergulhos de monitorização da Corveta Pereira D’Eça, pós Campeonato do Mundo de Vídeo e Fotografia Subaquática, que decorreu na ilha em Novembro de 2021, e a actividade “Conhecer melhor as lapas e caramujos do Arquipélago da Madeira”, inserido no projecto Raspa.

Os baptismos de mergulho para os alunos da Escola Azul “B+S Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco do Porto Santo” são ainda parte do Campeonato Mundial de Vídeo e Fotografia Subaquática, que decorreu no Porto Santo em Novembro, numa organização conjunta da secretaria regional de Mar e Pescas, através da DRM, e da Associação de Natação da Madeira, refere um comunicado aos órgãos de comunicação social.

Paralelamente a esta actividade, decorre também uma campanha do projecto RASPA (Rede Atlântica para a vigilância Sanitária dos Produtos Pesqueiros e Aquícolas), até 28 de Março.

O principal objectivo da recolha de material biológico é para complementar o plano em curso de monitorização de metais pesados em moluscos gastrópodes (lapas e caramujos).

Será igualmente realizada a amostragem dos exemplares capturados, visando a determinação de parâmetros biológicos e reprodutivos das espécies de lapas e caramujos. Serão também retiradas amostras para estudos de fecundidade e genética e determinadas as capturas por unidade de esforço.

Entre sexta-feira e segunda-feira, realiza-se uma campanha de monitorização da Corveta Pereira D’Eça com mergulhos de escafandro autónomo e será iniciado o programa de monitorização da DQEM (Diretiva Quadro da estratégia Marinho) dos habitats pelágicos (Descritor 1-Biodiversidade) que avalia o bom estado ambiental do mar. De igual modo, serão realizadas amostragens da coluna de água, para determinação do conteúdo em clorofila e parâmetros abióticos (salinidade, temperatura, pH, oxigénio dissolvido, entre outros).

Para a actividade prática e a palestra, as inscrições podem ser feitas em drm@madeira.gov.pt até esta sexta-feira, 25 de Março.