Vigília pela Paz na Rússia e na Ucrânia juntou fiéis na Sé do Funchal

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira participou, esta noite, na Vigília de Oração pela Unidade e pela Paz na Rússia e na Ucrânia, promovida pelas igrejas cristãs na Sé do Funchal.

“É com grande preocupação que acompanhamos esta invasão da Ucrânia por parte dos líderes da Rússia”, disse José Manuel Rodrigues no início do encontro que foi agendado dias antes do início da guerra.

Esta guerra “vai ter, com certeza, repercussões a nível mundial, atingindo inevitavelmente o nosso país e também a Madeira, quer em termos turísticos, quer em termos de aumento do preço dos combustíveis e do gás”, previu Rodrigues. “Uma economia, como a da Madeira, muito dependente do exterior, terá naturalmente consequências gravosas”.

Apesar das comunidades ucraniana e russa estarem bem integradas na sociedade madeirense, o Presidente do Parlamento madeirense entende que “deve ser também uma preocupação atender a essas pessoas e ver as suas necessidades”, assim como apoiar os turistas ucranianos e russos que se encontram de visita à Região, a quem deve ser garantida protecção no regresso a casa.

A celebração ecuménica pela paz entre a Rússia e a Ucrânia foi uma iniciativa promovida pelas Igrejas Católica, Anglicana, Luterana e Presbiteriana.