Socialistas criticam a não reabertura das urgências permanentes em Santana e Porto Moniz

O Partido Socialista da Madeira veio questionar a razão de não ter sido ainda reaberto o atendimento permanente nos serviços de urgência de Santana e do Porto Moniz, quatro meses depois da aprovação, na Assembleia Legislativa da Madeira, do projecto de resolução a recomendar ao Governo Regional essa mesma reabertura.

A deputada Tânia Freitas encara este facto como uma prova de que o Governo do PSD/CDS não quer repor o funcionamento destes serviços durante 24 horas por dia, acusando a maioria parlamentar de apenas ter aprovado esta proposta com objectivos eleitoralistas.

“Foram muitos anos de promessas, principalmente em alturas de campanhas eleitorais, a última das quais para as Autárquicas de 2021, em que este Governo Regional e os partidos que o suportam utilizaram o argumento dos serviços de urgência 24h nos centros de saúde para angariar votos”, aponta a parlamentar.

“Antes das eleições todos se lembram da importância destes serviços, mas depois vivem uma amnésia política relativamente às promessas eleitorais e não cumprem com os seus deveres e compromissos”, acusou.

A deputada socialista, natural de Santana, recorda que há já 10 anos que vários serviços de urgência na Região (entre os quais o do centro de saúde local) foram encerrados. Este foi um período durante o qual, “com certeza, muitas vidas se perderam por não existir uma resposta concreta e rápida nestas localidades”, acusou.

Tânia Freitas diz que quem mais sofre com estas atitudes são as pessoas que vivem nestes concelhos, que “durante a noite ficam privadas de adoecer”.