“Dançando com a Diferença” vai actuar em Moscovo

A Companhia de Dança Inclusiva “Dançando com a Diferença” vai a Moscovo com a produção “Gabo” de Patrick Mauris. Depois da temporada no passado mês de Novembro no Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira (na Calheta), esta criação de Murys para a Dançando com a Diferença, co-produzida pelo Teatro Viriato, decorrerá no PROTEATR. INTERNATIONAL MEETINGS às 19h do próximo sábado, dia 26 de Fevereiro de 2022, no Meyehold Theatre Centre, na capital russa.

Para além do espectáculo os participantes do festival também poderão conhecer o conceito de Dança Inclusiva aplicado no trabalho da Dançando com a Diferença e as relações com o processo criativo de Patrick Murys, que irá dinamizar um seminário no dia anterior ao espectáculo (sexta-feira, dia 25 de Fevereiro).

“A diferença e a igualdade, o feio e o bonito, a realidade e a ilusão, os seus limites e o seu lugar, são questões que a presença de “GABO”, marioneta manipulada pelos bailarinos, desperta em cena, para nos levar ao encontro de uma força maior dentro na nossa humanidade”, refere uma nota de imprensa.

“GABO” é um espectáculo onde os intérpretes do elenco de Viseu da Dançando com a Diferença apresentam o universo criado por Patrick Murys, com coreografia de Romulus Neagu, música original de Norberto Gonçalves da Cruz e vocais de Lidiane Duailibi, a colaboração do ilusionista Zé Mágico e desenho de luz de Cristóvão Cunha, num misto de linguagens artísticas que despertará a curiosidade dos miúdos e graúdos.

“Realmente esta coprodução com o Teatro Viriato é algo peculiar. Quando vejo a equipa que se juntou em torno de GABO, compreendo que só poderia sair algo único e mágico, marionetes à escala humana, dança, muita beleza e magia. Em cena estão intérpretes do núcleo de Viseu da Dançando com a Diferença e nos bastidores também conseguimos reunir uma equipa muito forte e coesa, sob a coordenação de Ricardo Meireles que está à frente dos trabalhos da Dançando no Teatro Viriato.”, diz Henrique Amoedo sobre o espetáculo.

O festival anual de teatro especial “PROTEATR. INTERNATIONAL MEETINGS” existe desde o ano de 2015 como um subprojecto anual do Festival Allrussian de Teatro Especial PROTEATR. É organizado e realizado pelo The Meyerhold Theatre Center e pela KROOG (RNGO KRUG), organização pública regional de reabilitação social e criativa de crianças e jovens com deficiência de desenvolvimento e suas famílias.

A organização russa, através de Natália Popova, presidente do Conselho de Administração do PROTEATR. INTERNATIONAL MEETINGS 2022, refere que “todos os anos, o palco do Meyerhold Theatre Center recebe três dias de apresentações de companhias estrangeiras e workshops dos principais especialistas em teatros inclusivos. O festival abre espaço para um diálogo internacional no teatro inclusivo para reafirmar, por meio deste evento, que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento cultural. Para o ano de 2022 o tema central do festival é “Identidade e Inclusão”.

A primeira deslocação da Dançando com a Diferença à Moscovo ocorreu em Setembro de 2007 para a apresentação de Tempus Incertus (de Elisabete Monteiro) e Passion (de Ivonice Satie), numa promoção da mesma organização que agora repete o convite a roog (RNGO-KRUG). Para Henrique Amoedo, diretor artístico da Dançando com a Diferença, “é mais um passo no processo de consolidação da carreira internacional da nossa companhia de Dança Inclusiva (…).

Sobre o momento atual e a deslocação da companhia à Moscovo, Amoedo refere ainda “que é impossível não registar o nosso mais sincero agradecimento, por toda a colaboração que a companhia tem recebido da Embaixada de Portugal em Moscovo, através da Embaixadora Maria Madalena Lobo Carvalho Fischer e sua equipa, que estarão presentes no espectáculo, para além de toda a colaboração da organização do evento. Em todos os contactos que mantivemos diretamente com o corpo diplomático português em Moscovo fomos sempre muito bem recebidos e tivemos informações muito importantes e precisas, dando-nos a confiança necessária para esta deslocação”.

Esta é a ficha do espectáculo:

GABO (DE Patrick Murys)

Coprodução: Teatro Viriato e Dançando com a Diferença

Ficha Artística

Encenação e direção de atores Patrick Murys

Assistência e coreografia Romulus Neagu

Interpretação Diogo Peres, João Estrela e José Pereira

Desenho de luz Cristóvão Cunha

Música original Norberto Gonçalves da Cruz

Vocais Lidiane Duailibi

Voz off Ana Vargas

Cenografia Patrick Murys

Criação de marionetas e apoio à cenografia Sandra Neves

Apoio à construção de marionetas Catarina Falcão

Figurinos Sandra Neves

Coordenação de ilusionismo José Pereira (Zé Mágico)

Textos Cuca Calheiros e Jorge Lopes

Diretor artístico do Dançando com a Diferença Henrique Amoedo

Coordenador geral do Dançando com a Diferença/Viseu Ricardo Meireles

Coprodução Teatro Viriato e Dançando com a Diferença

 

DANÇANDO COM A DIFERENÇA  –  APOIOS INSTITUCIONAIS

O Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada no biénio (2020 – 2022) pela

República Portuguesa – XXII Governo / Direcção-Geral das Artes

Governo Regional da Madeira através da Direcção Regional de Educação, Direcção Regional de Cultura e Câmara Municipal do Funchal

Apoios locais: PortoBay Hotels & Resorts e Júlio Silva Castro – Fotografia, Vídeo e Publicidade

A Cia. Dançando com a Diferença é a companhia residente no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira e Projecto Residente no Teatro Viriato, em Viseu.