Deputados do PSD apresentam voto de solidariedade em memória das vítimas do 20 de Fevereiro

Os deputados do grupo parlamentar do PSD vão apresentar, na Assembleia Legislativa da Madeira, um voto de solidariedade “Em memória das vítimas do 20 de Fevereiro de 2010 e pela determinação e resiliência dos madeirenses”.

“O 20 de Fevereiro de 2010 é, sem dúvida, uma data que os madeirenses não esquecerão a curto prazo e que ficará, inevitavelmente, inscrita, nos registos históricos como uma das mais graves catástrofes naturais a que já se assistiu”, referem estes representantes partidários.

Nesse dia, um sábado, mais de quarenta pessoas faleceram entre os escombros e as águas da aluvião, registando-se ainda quatro desaparecidos e mais de duzentos feridos. Cerca de seiscentas ficaram desalojadas e contou-se mais de mil milhões de euros de prejuízo, lembram.

“Doze anos depois ainda subsistem as memórias desse fatídico dia, mas, acima de tudo, recordamos a capacidade de resiliência dos madeirenses que, desde a primeira hora, deitaram as mãos à obra e iniciaram a recuperação, cada um nos seus espaços e à sua medida e as autoridades locais, desde as juntas, câmaras ao Governo Regional com os meios de que disponham para acelerar ao máximo o ritmo dos trabalhos”, refere-se.

2Foram investidos milhões de euros em obras de recuperação da ilha, na consolidação de escarpas e em intervenções de beneficiação, correção e regularização de diversas ribeiras, assim como nas habitações afectadas e no realojamento de famílias”, refere um comunicado.

A expressão “A União faz a Força” ganhou uma dimensão nunca vista e um movimento solidário juntou entidades públicas, privadas e cidadãos anónimos ao Governo Regional num só objectivo, o de reerguer a Madeira.

Hoje, a Região está, indiscutivelmente, melhor preparada para lidar com fenómenos naturais, devido aos investimentos públicos realizados, sempre com a preocupação de promover a segurança das populações, considera o PSD.