Rui Abreu mostra-se feliz com o regresso dos voos entre Caracas e Portugal

É uma boa notícia para a Madeira. A abertura anunciada do espaço aéreo venezuelano para Portugal, destinada a voos de passageiros, vai permitir o regresso da ligação Caracas-Lisboa, o que deixa

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, considera uma boa notícia para a Madeira a anunciada abertura do espaço aéreo venezuelano para Portugal, destinada a voos de passageiros, e que permitirá o regresso da ligação Caracas-Lisboa.

“Exactamente passados dois anos [após o encerramento do espaço aéreo para Portugal], são permitidos pelo Governo Venezuelano esses voos entre Portugal e Venezuela que vêm facilitar a mobilidade entre os cidadãos dos dois países”, disse Rui Abreu, sublinhando: “É uma boa notícia para os nossos emigrantes, que tinham de fazer rotas por países terceiros até chegar a Caracas”.

Rui Abreu recordou, por outro lado, que ainda antes da pandemia, em Fevereiro de 2020, os voos da TAP foram interrompidos devido a uma situação de tensão entre os dois países, criada pela viagem de Juan Guaidó entre Lisboa e Caracas.

Depois, continuou o governante, veio a pandemia e o espaço aéreo venezuelano fechou-se completamente para todo o mundo.

Numa segunda fase, o governo de Nicolás Maduro decidiu permitir voos para países como o México, Panamá, República Dominicana, Rússia e Turquia.

“A rota da Turquia era a mais utilizada pelos madeirenses para viajar entre a Venezuela e Portugal. Esta situação perdurou por mais de um ano até o mês passado (Janeiro 2022), quando foi incluída a Espanha”, lembrou.

Por isso, Rui Abreu entende que era expectável que após a Venezuela autorizar voos de passageiros para Espanha, Portugal também recebesse autorização, atendendo à dimensão da Comunidade Portuguesa naquele país sul-americano e aos laços históricos que unem os dois países.

No entanto, o governante com a tutela das Comunidades deixa um alerta: “De salientar que esta é ainda uma autorização excepcional, pois continuam as restrições aos voos comerciais. Na Europa, só a Portugal, Espanha, Turquia e Rússia foram autorizados estes voos de passageiros, ficando ainda de fora muitos outros países”.