As obras do madeirense António Pereira da Costa (c.1698-1770), compositor madeirense autor de 12 concertos grossos publicados em Londres, em 1741, estarão em destaque amanhã, dia 2 de Fevereiro, na Capela da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, num concerto protagonizado pela Orquestra de Cordas – Ensemble XXI.
Este é um agrupamento interno da Orquestra Clássica da Madeira.
Trata-se de um concerto a não perder, no qual serão interpretados dois (Nºs 2 e 6) dos concertos do ciclo de 12 Concertos Grossos deste compositor madeirense que foi mestre de Capela da Sé do Funchal no início do Séc. XVIII.
Sobre esta obra de António Pereira da Costa, a Orquestra Clássica da Madeira foi parceira da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia/ Secretaria Regional de Educação, tendo incluído a execução da integral dos 12 concertos na Temporada de 2018/2019, de onde, posteriormente, saiu a edição restaurada e revista pelo cravista Giancarlo Mongelli. Com base neste trabalho, neste ano de 2022, serão interpretados no continente português alguns destes concertos pelas mãos dos maestros Pedro Neves e Cesário Costa, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II, respectivamente, informa a OCM.
Para este concerto, no âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório -Escola Das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.
O programa completo é o seguinte:
António Pereira da Costa [1697 – 1770] – Concerto Grosso Nº2
António Pereira da Costa [1697-1770] -Concerto Grosso Nº6
Haydn [1732-1809]- Divertimento op.2, nº5 Ré Major
Os músicos são os seguintes:
Yuriy Kyrychenko · Violino
Elena Kononenko · Violino
Olga Proudnikova · Violino
Vladimir Proudnikov · Violino
Maxim Taraban · Violino
Anahit Dalakyan · Violino
Rostyslav Kuts · Viola
Treneddy Maggiorani · Viola
Stella Silvian · Violoncelo
Mikolaij Lewkowicz · Violoncelo
Marcello Romagnuolo · Contrabaixo
Tiago Vaz · Contrabaixo
Giancarlo Mongeli. Cravo