Teatro Municipal com exposição inclusiva sobre “Acessibilidade à Informação na Educação”

A abertura da exposição inclusiva “Acessibilidade à Informação na Educação: do braille e imagens táteis ao multiformato” teve lugar hoje, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, e ficará patente até ao dia 30 de janeiro, entre as 9h00 e as 17h00. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a Câmara Municipal do Funchal.

Esta exposição apresenta um conjunto de produtos e tecnologias de apoio realizados na área da acessibilidade à informação, que reflete a evolução desta área na RAM, nos últimos 40 anos, que contribuiu para incluir pessoas com deficiências ou incapacidade.

Esta iniciativa visa apresentar todo o processo evolutivo das imagens táteis, em diversas áreas, tais como a Biologia, Geografia, TIC, História, Físico-Química, Matemática, Educação Física, Literatura e Museologia. Em simultâneo, haverá um espaço destinado às crianças com livros de autores madeirenses, livros em braille, imagens táteis e livros digitais com caracteres ampliados, símbolos pictográficos, leitura fácil, LGP e áudio.

Da áudio-descrição aos áudio-guias; das imagens táteis bidimensionais aos modelos tridimensionais; maquetes em 3D e realidade virtual, entre outras, são muitas as tecnologias de apoio comummente utilizadas na adaptação de conteúdos curriculares e materiais. Uma evolução que permitiu, ao longo do tempo, integrar todas as pessoas na sociedade.

No dia 24 de janeiro, o Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, e o Diretor Regional de Educação, Marco Gomes, visitarão a exposição às 17 horas.

A entrada é livre e gratuita.